terça-feira, 26 de abril de 2011

weREAD | Crónica de una muerte anunciada - Gabriel García Márquez

Gabriel José García Márquez nasceu na Colômbia em 1928. Escritor e jornalista, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra no qual "o fantástico e o real são combinados em um mundo ricamente composto pela imaginação, que reflete a vida e os conflitos de um continente".


Crónica de una muerte anunciada (Crônica de uma Morte Anunciada) é um romance curtinho e retrata o dia da morte de Santiago Nasar, contado através do relato dos moradores do povoado e da memória do próprio narrador, com todas suas parcialidades e inconsistências.
São poucas páginas, mas elas criam na gente uma agonia enorme. O final do livro é óbvio, mas o modo como acontece e como é narrado deixa a mente em choque por uns instantes.

É brilhante como Gabriel García Márquez consegue mostrar, em tão curto espaço, o estilo do "realismo fantástico", a sensualidade e a poesia que o caracterizam e escancarar pontos do caráter humano que nos tornam meio irracionais.

"Muitos dos que estavam no porto sabiam que iam matar Santiago Nasar. Dom Lázaro Aponte, coronel de academia em gozo de boa reforma e prefeito municipal há onze anos, cumprimentou-o com os dedos. "Eu tinha razões muito fortes para acreditar que não corria mais perigo", disse-me. O padre Carmen Amador também não se preocupou. "Quando o vi são e salvo pensei que tudo havia sido uma mentira", disse-me. Ninguém perguntou sequer se Santiago Nasar estava prevenido, porque todos acharam impossível que não o estivesse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário