quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

weTRAVEL | Ucrânia - Crimea

Se você for reparar nos horários das minhas postagens, pensará que eu sou uma daquelas pessoas que não têm nada pra fazer, acordam cedo e correm para o computador. Pois bem, caro Watson, sua inferência estará incorreta em "acordam cedo". São 4 horas de fuso horário que fazem toda a diferença.


A Ucrânia é um país sobre o qual não se escuta muito no Brasil. Eu, porém, resolvi experimentar um pouquinho de ex-URSS em um lugar não-Rússia. Estou morando em Sevastopol há algumas semanas. Sevastopol é a pontinha de uma península chamada Crimea que é a ponta sul da Ucrânia.


O país completa 20 anos agora em 2011, mas toda a história da cidade e temática dos museus é sobre guerras. Guerras contra turcos, contra Ingleses, Franceses e Otomanos (Crimean War), entre russos vermelhos e brancos, ou seja, muitas guerras. Mas o que poucos sabem é que as cidades na península são excelentes para um turismo de qualidade.


Sevastopol foi uma colônia grega em VI a.C. e, também por ser ex-URSS, é enfeitada por ruínas e arquitetura gregas. Balaclava, Yalta e Odessa são outras cidades turísticas costeiras de Mar Negro as quais se pode visitar com algumas horas de ônibus ou de trem.

O inverno desta região não é muito rigoroso. A temperatura pode variar entre -4ºC a 10ºC. Setembro, porém, é o mês mais aconselhado para se vir, pois a temperatura fica nos 23ºC e as folhas estão naquele período vermelho-laranja-amarelado da sua vida.

Talvez ainda haja alguma dificuldade em se fazer turismo por estas bandas já que quase ninguém com mais de 20 anos possui um nível de inglês ok, mas um pouco de russo não faz mal a cérebro algum, faz?

5 comentários:

  1. You betcha! E é só amores. Escritores russos famosos tinham casas lá. Porque, cê sabe, they'd much rather keep in Balaclava.

    ResponderExcluir
  2. Mas a música não fala da cidade né? Li em algum lugar que também é um instrumento musical... eu acho.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No, man. Balaclava da música é aquela touca de ladrão que só aparece os olhos e, às vezes, a boca. Aparentemente, o cara da música estuprou uma menina.

    ResponderExcluir