sábado, 23 de abril de 2011

weLISTEN | The xx - xx


A primeira faixa do debut álbum do The xx já dá o tom do que virá pela frente nos quase 40 minutos do release. "Intro" resume bem os pontos mais fortes do álbum xx (2009), que conquistou público e crítica nesses últimos anos, levando inúmeros prêmios incluindo o mais prestigiado do mundo musical da Inglaterra: o Mercury Prize. Solos de guitarra mesclados a batidas eletrônicas e linha de baixo em total evidência com vocais discretos, quase que susurrados são as marcas da banda. Vi numa entrevista que a maior parte das gravações ocorreram na parte da noite o que talvez poderia explicar o porquê dos vocais de Romy e Oliver serem tão baixinhos. O som dessa banda também evoca, para muitas pessoas, sexo. Isso mesmo. Não ouvi de uma só pessoa que as músicas de The xx tem a little something something de coito's soundtrack.
 
Simplicidade é a palavra que me vem à cabeça quando tento descrever o som desse power trio (anteriormente quarteto) londrino. Eles são a prova viva de que para um álbum ser bom, não é necessário uma produção gigantesca com inúmeras camadas de instrumentos e arranjos over the top. O nome da banda e do disco, a arte gráfica do release e até mesmo a vestimenta dos membros exemplificam essa simplicidade.

Há boatos circulando pela rede de que talvez The xx seja escalado para o line-up já finíssimo do Planeta Terra 2011 que já conta com Strokes, The Vaccines e Toro Y Moi. Confirmando o trio, podemos concordar que esse festival tirará o posto do finado Tim Festival como o melhor festival dessas terras paulistanas. 

Track Picks: "VCR", "Islands", "Shelter", "Basic Space".
Track Skip: "Infinity" (Não que seja ruim, mas tinha de escolhar a menos favorita).


A seguir o clipe de uma das minhas faixas preferidas da banda. Esse vídeo retrata de uma maneira sutil e linda, pelo menos para mim, o desgaste gradativo de relacionamentos e as suas causas. Um tanto quanto triste. "Islands" é tão boa que até a Shakira fez um cover (e ainda colocou no novo álbum dela). Queria eu estar brincando...

3 comentários:

  1. Discordo.
    Track Picks: Intro (a música mais perfeita ever), Teardrops, Islands, Crystalised e... o resto todo.

    ResponderExcluir
  2. E eu gosto de Infinity. Colocaria Fantasy como track skip

    ResponderExcluir
  3. Shelter é a melhor... "Maybe I had said, something that was wrong. Can I make it better, with the lights turned on" = SEX WIN.

    ResponderExcluir