segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

weWATCH | XXY

XXY é um filme argentino dirigido por Lucía Puenzo. O título é incorreto, porque quem estudou biologia sabe (ainda que não de nome) que XXY significa síndrome de Klinefelter e que esta doença não corresponde a hemafroditismo. Apesar do título, que ainda que errado eu acho bastante atrativo, o filme é muito muito bom.


Alex tem 15 anos e nasceu hemafrodita. Para fugir dos médicos que insistiam em fazer uma operação de definição sexual, a família foge para um vilarejo isolado no Uruguai. Néstor (o pai) considerava uma agressão a operação e achava que seria melhor que Alex escolhesse seu sexo quando tivesse mais idade. Atingida a idade de 15 anos, o pai de Alex convida um casal de amigos para passar um tempo em sua casa. O homem é um cirurgião plástico interessado pelo caso e seu filho é um garoto de 16 anos homossexual. O drama abrange a relação de Alex com a família, relacionamentos amorosos e a dificuldade da definição sexual.

Hemafroditismo, tirando Lady Gaga facts, é um problema sério e que exige muito do psicológico da pessoa que passa por isso. Não é um caso de apenas escolher o sexo que quer e que seja o que Deus quiser. A questão é difícil e o filme mostra bem (eu acho, né) alguns dos problemas mais profundos.

Um comentário:

  1. sindrome de klinefelter tem cura., tem augum meio de reversao??

    ResponderExcluir